A Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004, instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que preconiza que toda instituição de ensino superior, pública ou privada, constituirá uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pela autoavaliação da Instituição considerando, obrigatoriamente, os cinco eixos, que são:

• Eixo 1 - Planejamento e Avaliação Institucional
  • Eixo 2 - Desenvolvimento Institucional
  • Eixo 3 - Políticas Acadêmicas
  • Eixo 4 - Políticas de Gestão
  • Eixo 5 - Infraestrutura

Competências:

A Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal de Uberlândia (CPA/UFU) realiza o processo de autoavaliação da instituição, com base nos princípios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

O objetivo da autoavaliação é identificar as condições do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, suas potencialidades e fragilidades. Os resultados do processo de autoavaliação, consolidados em um relatório, representam importante subsídio para que a instituição execute ações para corrigir as fragilidades e manter as potencialidades identificadas, com vistas à melhoria da sua qualidade.A CPA da UFU conta com a participação de representantes dos três segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada, em consonância com a Resolução 28/2012 do Conselho Universitário, sendo composta pelos seguintes membros:

Coordenador:  José Magno Queiroz Luz
E-mail:  jmagno@ufu.br
Telefone: (34) 99977-3854./ (34) 3239-4917

Secretário: Alexandre Silva
cpa@ufu.br
Telefone: (34) 99233-7825 / (34) 3239-4862

Ocupantes e cargos:

• Dois representantes da Administração Superior da UFU, escolhidos pelo Reitor: Fabíola Dutra Amaral e Roberto Bernardino Júnior
  • Dois professores da UFU indicados pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Uberlândia (ADUFU): Silma do Carmo Nunes e Filipe Almeida do Prado Mendonça
  • Um estudante de graduação indicados pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE): Priscila Gabriela de Oliveira
  • Um estudante de pós-graduação indicado pelo Associação de Pós Graduandos (APG): Vitor Hugo Pinto